Fim da Nota Fiscal Avulsa no DF

Se você é MEI, não irá mais emitir Nota Fiscal Avulsa no DF.

 

Entenda e saiba o que fazer :

 

Hoje, muitos MEIs no Distrito Federal utilizam a Nota Fiscal Avulsa NFA-e para registrar suas vendas ou prestações de serviço.
Essa Nota Simplificada é emitida gratuitamente pelo SENFA, um emissor disponibilizado no site da Receita do DF.

Pode ser o seu caso!

Mas acontece que a Nota Fiscal Avulsa NFA-e teve seu fim previsto para o ano passado, mas foi prorrogado pela ultima vez para o dia 31/07/2022.

Mas fique tranquilo.

Nesse artigo iremos te explicar tudo sobre essa mudança, suas implicações e o que você precisa fazer.

 

 

 

O que aconteceu? Por que irá mudar?

 
A Nota Fiscal Avulsa NFA-e não permite ter o controle gerencial e fiscal dessas emissões, apesar de ser um modelo de nota mais simples.
Na busca da melhoria do controle e gerenciamento da emissão da nota fiscal, os MEI passarão a usar o padrão nacional de emissão de Nota Fiscal Eletrônica NFe para venda de produtos e serviços.
 

Ok, mas o que eu preciso fazer para migrar para o novo Modelo e não deixar de faturar?

 

Primeiro passo:

 

Adquira um Certificado Digital, caso ainda não tenha. O Certificado Digital é a identificação virtual do seu CNPJ como MEI.
Lembrando que todo MEI opera como uma empresa através de um CNPJ.
Existem dois tipos de Certificados.

O Certificado Digital A1, que é um arquivo e fica instalado em um computador, e o Certificado Digital A3, que vem em uma espécie de pendrive e precisa de um instalador.
Os 02 modelos resolvem. Porém recomendamos que você busque o Certificado Digital A1, pois ele oferece mais praticidade e é mais utilizado em emissor de Nota Fiscal.

Inclusive, para realização dos passos seguintes, será necessária a utilização do Certificado Digital do seu MEI para estar apto a emitir sua Nota Fiscal Eletrônica em Brasília.

Caso ainda não tenha, fique tranquilo. Clique AQUI fale com nossa equipe, que irá providenciar o seu Certificado Digital o mais rápido possível.

 

Segundo passo:

 

Solicite o seu cadastro fiscal na Receita do DF (CF/DF).
Enquanto que a Inscrição Estadual pode ser obtida juntamente do CNPJ ao criar seu MEI, como o Distrito Federal não possui Inscrição Municipal, você terá de solicitar seu CF/DF.

Você pode acessar o Agênci@Net e agilizar a solicitação.

 

 

 

 

Terceiro passo:

 

Solicitar permissão para emissão de Nota Fiscal Eletrônica no DF.

Basicamente um credenciamento no site da Secretaria de Economia do DF(SEFAZ).

Processo bem simples. Acesse aqui para realizar o procedimento.

 

Quarto passo:

 

Emitir sua Nota Fiscal Eletrônica.
Agora que você já tem seu cadastro na SEFAZ, a permissão de emissão e Certificado Digital, basta ter um Emissor de Notas para cadastrar seus clientes, produtos e serviços para poder emitir sua Nota Fiscal Eletrônica NF-e.
Lembrando que no DF, tanto Notas Fiscal de produto quanto de serviços são emitidos no Padrão NF-e.
Seguindo esses passos você conseguirá emitir sua Nota Fiscal Eletrônica(NFe) dentro do prazo que você precisa.

 

Vamos simplificar?

 

Tenho certeza que você pode fazer tudo isso sozinho(a).

Mas sabemos que a vida do empreendedor é muito corrida e muitas vezes não sobra muito tempo para cuidar dessa parte burocrática.
Temos uma ideia para compartilhar com você.
O que acha de emitir sua Nota Fiscal Eletrônica MEI aqui com a gente?
Emitimos o seu Certificado Digital A1 MEI, fazemos os cadastros necessários na SEFAZ, te disponibilizamos nosso Sistema Emissor de Notas totalmente online e te acompanhamos durante a emissão da sua Nota Fiscal Eletrônica com nossa equipe de suporte, que vai deixar você craque nos cadastros de cliente, produtos, serviços e na emissão da NFe.

Caso você esteja realmente sem tempo, podemos até emitir as suas Notas por aqui mesmo!

Vem com a gente.

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