Você sabe como assinar documento com certificado digital? Falando assim, parece um bicho de sete cabeças, não é mesmo?
No entanto, até para as pessoas que não estão acostumadas com a tecnologia, esse processo é bastante simplificado.
E, quando uma empresa especializada no assunto te auxilia, ele se torna mais fácil ainda.
Mas para isso, é importante saber um pouco mais sobre o que é e para que serve o certificado digital.
No conteúdo de hoje, a Garra Tecnologia te explica como assinar documento com certificado digital e se realmente vale a pena.
Vamos lá? Boa leitura!
O que é e para que serve?
De forma geral, o certificado digital é uma assinatura eletrônica que possui todas as informações do titular, seja ele uma empresa ou até mesmo uma pessoa física.
Para que você entenda, vamos comparar a certificação digital com a sua identidade (RG).
Afinal, esse certificado é o seu RG digital – exclusivo e seguro – que possibilita atestar a veracidade de certos documentos.
A tecnologia empregada nesta assinatura digital utiliza ferramentas, como chaves criptografadas, em token ou arquivos digitais, justamente para que essa identidade seja gerada.
Geralmente, o certificado digital é muito utilizado quando se quer comprovar certas informações, como emissão de notas fiscais, entre outras transações tributárias.
Inclusive, por meio dessa certificação digital, as pessoas jurídicas ficam em dia com as leis vigentes.
Isso porque, é possível fazer várias transações fiscais com esse documento, como comprovações e demais declarações, as quais devem ser realizadas junto à Receita Federal.
A estrutura da certificação digital compõe-se de:
- chave pública que é ligada ao CNPJ (pessoa jurídica) ou ao CPF (pessoa física) que foi cadastrado;
- dados da empresa ou da pessoa (ou seja, do titular);
- assinatura digital de alguma Autoridade Certificadora (AC) de confiança.
Qual a diferença de certificado digital e assinatura digital?
Antes de saber, de fato, como assinar documento com certificado digital, é importante entender a diferença que existe entre certificados digitais e assinatura digital.
Afinal, muitas pessoas, mesmo as que estão envolvidas nessa área, acabam se confundindo com os conceitos, gerando um equívoco enorme.
Isso porque, por mais que as duas promovam segurança e autenticidade a documentos em meios digitais, cada uma possui especificações singulares.
A assinatura digital, por sua vez, é usada para que haja uma validação da integridade de uma determinada mensagem, documento ou software.
O certificado digital, por outro lado, é a identidade de uma pessoa física ou jurídica na rede. Isso porque, ele promove mais segurança, praticidade e agilidade nos processos.
Além disso, com o certificado digital, é possível acessar uma série de informações e recursos da Justiça e da própria Receita Federal, por exemplo.
Qual a diferença de assinatura digital e eletrônica?
Como você pode perceber no tópico acima, a assinatura digital é utilizada para que documentos que serão compartilhados digitalmente sejam assinados.
No entanto, existe uma diferença sutil, porém importante, entre assinatura digital e assinatura eletrônica.
Isso porque, a assinatura eletrônica também auxilia no ato de assinar documentos digitais, mas não utiliza criptografia, bem como seus mecanismos, para tal operação.
Ou seja, a assinatura eletrônica é isenta da necessidade de uma certificação digital.
Como assinar documento com certificado digital? (PDF no Adobe Reader)
Nos tópicos a seguir, iremos ensiná-lo como assinar documento com certificado digital em diferentes plataformas.
Primeiro, iremos começar pelo mais básico: o Adobe Reader. Basta seguir os passos abaixo e validar seus documentos digitais. Confira!
- No aplicativo do Adobe Reader, abra as opções de “Ferramentas” e, depois, clique em “Certificados”;
- Defina um lugar para colocar a assinatura;
- Inicie a configuração da sua identidade digital;
- Adicione a assinatura previamente construída;
- Abra o arquivo que consta a sua ID digital;
- Insira sua senha;
- Salve o documento;
- Realize a assinatura digital;
- Confirme a assinatura e feche.
Como assinar documento com certificado digital? (Microsoft Word)
No Microsoft Word, o processo também é bastante simples e serve para garantir autenticidade e proteção ao documento.
Veja como:
- Clique em “Arquivo”;
- Após, clique em “Informações”;
- Clique na aba “Proteger Documento”, “Proteger Pasta de Trabalho” ou “Proteger Apresentação”;
- Clique em “Adicionar uma Assinatura Digital”;
- Leia a mensagem que irá aparecer no Word e clique no botão “Ok”;
- Após isso, uma caixa de diálogo chamada “Assinar” irá abrir e na caixa “Objetivo da assinatura deste documento”, insira o objetivo;
- Por último, clique em “Assinar”.
Após esse processo, o arquivo será digitalmente assinado e, após isso, o botão “Assinaturas” será exibido e o arquivo ficará impedido de ser modificado.
Como assinar com certificado digital (No celular)
Por último, é importante aprender como assinar documento com certificado digital pelo celular. Isso porque, hoje, é o principal recurso digital disponível para a maioria das pessoas.
Logo, basta seguir os passos abaixo. Confira!
- Suba o documento a ser assinado para o seu celular;
- Após isso, baixe um aplicativo que seja possível de assinar digitalmente, como o próprio Adobe Reader;
- Depois desse processo, escolha o formato de assinatura que irá utilizar: eletrônica ou digital;
- Assine o documento seguindo os mesmos passos do Adobe Reader.
Importante mencionar que todos os documentos podem ser assinados pelo celular, ok? Inclusive, os que precisam ser assinados em nome da empresa também.
Tendências de uso de assinatura e certificado digital: o que podemos esperar?
Seja na área da tecnologia ou em qualquer ramo de atuação, existe uma certa instabilidade acontecendo, muito provavelmente por conta das oscilações econômicas que enfrentamos.
Não há como prever o futuro, principalmente em um setor que cresce de forma exponencial a cada dia como é o setor tecnológico.
Porém, as expectativas feitas por estudiosos, mostram que várias modificações no que tange a utilização de assinatura e certificado digital serão benéficas para o setor.
Por hora, só podemos aguardar as “cenas dos próximos capítulos” e, logicamente, acompanhar o setor e suas vertentes.
É seguro deixar o certificado digital com o contador?
A contabilidade, sem dúvida, é um dos setores que mais requerem certificação digital. Porém, será que é, de fato, seguro deixá-lo com o contador?
Você já entendeu a importância dele e quais são seus objetivos. Logo, não é uma opção adequada deixar o certificado na mão do contador.
Afinal, ele é a sua identidade virtual e promove segurança e autenticidade em todas as suas transações, por exemplo.
Além disso, essa prática acaba te colocando em risco, pois torna seus dados bastante vulneráveis a quaisquer ataques digitais.
Para te ajudar nessa questão, conte com as soluções personalizadas da Garra Tecnologia. Assim, você estará seguro e não precisa se preocupar em compartilhar seu certificado digital.
Entre em contato com a Garra Tecnologia agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!