Se você é MEI, não irá mais emitir Nota Fiscal Avulsa no DF.
Entenda e saiba o que fazer :
Hoje, muitos MEIs no Distrito Federal utilizam a Nota Fiscal Avulsa NFA-e para registrar suas vendas ou prestações de serviço.
Essa Nota Simplificada é emitida gratuitamente pelo SENFA, um emissor disponibilizado no site da Receita do DF.
Pode ser o seu caso!
Mas acontece que a Nota Fiscal Avulsa NFA-e teve seu fim previsto para o ano passado, mas foi prorrogado pela ultima vez para o dia 31/07/2022.
Mas fique tranquilo.
Nesse artigo iremos te explicar tudo sobre essa mudança, suas implicações e o que você precisa fazer.
O que aconteceu? Por que irá mudar?
Ok, mas o que eu preciso fazer para migrar para o novo Modelo e não deixar de faturar?
Primeiro passo:
Adquira um Certificado Digital, caso ainda não tenha. O Certificado Digital é a identificação virtual do seu CNPJ como MEI.
Lembrando que todo MEI opera como uma empresa através de um CNPJ.
Existem dois tipos de Certificados.
O Certificado Digital A1, que é um arquivo e fica instalado em um computador, e o Certificado Digital A3, que vem em uma espécie de pendrive e precisa de um instalador.
Os 02 modelos resolvem. Porém recomendamos que você busque o Certificado Digital A1, pois ele oferece mais praticidade e é mais utilizado em emissor de Nota Fiscal.
Inclusive, para realização dos passos seguintes, será necessária a utilização do Certificado Digital do seu MEI para estar apto a emitir sua Nota Fiscal Eletrônica em Brasília.
Caso ainda não tenha, fique tranquilo. Clique AQUI fale com nossa equipe, que irá providenciar o seu Certificado Digital o mais rápido possível.
Segundo passo:
Solicite o seu cadastro fiscal na Receita do DF (CF/DF).
Enquanto que a Inscrição Estadual pode ser obtida juntamente do CNPJ ao criar seu MEI, como o Distrito Federal não possui Inscrição Municipal, você terá de solicitar seu CF/DF.
Você pode acessar o Agênci@Net e agilizar a solicitação.
Terceiro passo:
Solicitar permissão para emissão de Nota Fiscal Eletrônica no DF.
Basicamente um credenciamento no site da Secretaria de Economia do DF(SEFAZ).
Processo bem simples. Acesse aqui para realizar o procedimento.
Quarto passo:
Emitir sua Nota Fiscal Eletrônica.
Agora que você já tem seu cadastro na SEFAZ, a permissão de emissão e Certificado Digital, basta ter um Emissor de Notas para cadastrar seus clientes, produtos e serviços para poder emitir sua Nota Fiscal Eletrônica NF-e.
Lembrando que no DF, tanto Notas Fiscal de produto quanto de serviços são emitidos no Padrão NF-e.
Seguindo esses passos você conseguirá emitir sua Nota Fiscal Eletrônica(NFe) dentro do prazo que você precisa.
Vamos simplificar?
Tenho certeza que você pode fazer tudo isso sozinho(a).
Mas sabemos que a vida do empreendedor é muito corrida e muitas vezes não sobra muito tempo para cuidar dessa parte burocrática.
Temos uma ideia para compartilhar com você.
O que acha de emitir sua Nota Fiscal Eletrônica MEI aqui com a gente?
Emitimos o seu Certificado Digital A1 MEI, fazemos os cadastros necessários na SEFAZ, te disponibilizamos nosso Sistema Emissor de Notas totalmente online e te acompanhamos durante a emissão da sua Nota Fiscal Eletrônica com nossa equipe de suporte, que vai deixar você craque nos cadastros de cliente, produtos, serviços e na emissão da NFe.
Caso você esteja realmente sem tempo, podemos até emitir as suas Notas por aqui mesmo!
Vem com a gente.
Clique Agora no Botão Abaixo e converse com a nossa equipe pelo WhatsApp.
Vamos ter uma enorme satisfação em te acompanhar!