Diferença entre nfe e nfce: saiba quais são e entenda 

Diferença ebtre NFE e NFC

No dia a dia da sua empresa, saber a diferença entre NFe e NFCe vai permitir que você tenha mais eficiência tributária dentro do seu negócio e de cara isso já é algo muito importante, independente do tamanho da sua operação. 

 

Portanto, é importante entender em quais operações comerciais cada um desses documentos vai ser empregado corretamente para que você fique sempre em dia com o fisco.

 

Confira no artigo de hoje quais são as principais diferenças entre essas notas, e principalmente como fazer a emissão de suas notas e outros documentos fiscais de uma forma bem mais eficiente e segura.

 

Boa leitura.

 

Aproveite para conhecer as soluções tecnológicas que a Garra tem para sua empresa.

 

O que é NFe

 

NF-e é a sigla para Nota Fiscal eletrônica, sendo um dos documentos fiscais obrigatórios para que empresas possam fazer transações comerciais de forma regularizada junto aos órgãos de fiscalização do Estado.

 

Mas em geral, se você já empreende há um bom tempo está familiarizado com a necessidade de nota fiscal, e mesmo como pessoa física, você já deve ter comprado algo, portanto já se deparou com o documento.

 

O que muda é que agora essas notas são geradas de forma totalmente eletrônica e por isso precisam de uma armazenagem específica para futuras fiscalizações do governo, e tem formas eficientes de fazer isso como veremos mais à frente.

 

Vantagens da NFe

 

A partir de 2008 a NF-e passou a vigorar e o objetivo do governo era justamente oferecer uma maneira segura e ágil para que empresas de todos os tamanhos pudessem fazer seu controle fiscal.

 

Para isso a tecnologia foi fundamental, pois permitiu que o contribuinte pudesse estar em dia com a Receita Federal de forma bem mais simplificada, mas além disso, pode aproveitar outros benefícios como:

  • Menos gastos com impressão
  • Menos custos com envio da nota
  • Mais espaço para armazenar seus documentos
  • Redução dos custos e simplificação dos processos
  • Otimiza o tempo do gestor
  • Maior segurança de dados
  • Inserção de novas tecnologias eficientes com um emissor de NF-e

 

Como emitir NFe

 

O advento da NF-e se deu após a facilidade e o acesso a internet de banda larga, para que as pessoas pudessem fazer a emissão e armazenagem de forma totalmente digital.

 

Existe a forma gratuita de fazer essa emissão, e a própria SEFAZ (Secretaria da Fazenda) disponibiliza em seu site e acessando com seu CNPJ você pode fazer a emissão de sua NF-e.

 

Veja o que é necessário para emitir NF-e pelo site da SEFAZ:

Há outras formas de fazer isso que mencionamos há pouco, que são os softwares emissores de NF-e que podem fazer esse processo de forma automática, trazendo ainda mais otimização para os processos da sua empresa.

 

O que é NFCe

 

A NFCe é a sigla para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, é uma variação da nota fiscal que é gerado e armazenado eletronicamente com único objetivo de regularizar e documentar operações de compra e venda presenciais ou entregas a domicílio diretamente ao consumidor final.

 

Esse documento substitui a nota fiscal de venda ao consumidor final modelo dois bem como o cupom fiscal emitido por ECF (Escrituração Contábil Fiscal), sendo assim um documento que é entregue ao consumidor final concluindo a compra.

 

Vantagens da NFCe

 

A NFC-e tem muitas vantagens que você pode aproveitar principalmente trabalhando no varejo, pois sua utilidade costuma trazer os mais variados benefícios para sua operação.

 

Não ter esse tipo de documento no seu negócio é uma desvantagem competitiva, pois sem dúvidas seus concorrentes já aproveitam os benefícios da NFC-e então, confira a seguir as principais vantagens de utilizar esse documento eletrônico.

 

  • Dispensa impressora fiscal pois tudo é feito de forma eletrônica, desde emissão ao armazenamento.
  • Traz mais segurança pois você pode armazenar esses dados com medidas protetoras para se resguardar contra invasões ou vazamentos.
  • Diminuiu ou até zerar o uso de papéis com documentos fiscais
  • Armazenamento e organização fica muito simples e ágil, facilitando consultas posteriores
  • Agiliza o atendimento e melhora a experiência de compra do consumidor
  • Simplifica o processo de simplificação mantendo a empresa regularizada
  • Diminui a sonegação fiscal pois fica tudo acessível para os órgãos finalizadores
  • Mitigar erros de lançamento
  • Pode ser emitida a qualquer momento, basta acesso a internet
  • Fica disponível também offline em softwares de emissão

Como emitir NFe

Como emitir NFCe

 

Para fazer a emissão das NFC-es é um processo bastante simples que pode ser feito pelo computador ou pelo celular, basta acessar a internet.

 

Os passos são os seguintes:

 

  • Estar credenciado no SEFAZ (Secretaria da Fazenda)
  • Implementar um software emissor de NFC-e
  • Integrar a SEFAZ
  • Ter Certificado Digital

 

Quanto ao programa para emissão destes documentos, a Garra Tecnologia tem uma solução que vamos te mostrar mais à frente.

 

Diferença entre NFC-E e NF-E

 

Indo direto ao ponto, a principal diferença destes documentos é que a NFC-e é exclusivamente emitida para vendas diretas ao consumidor final, enquanto a NF-e é mais abrangente para operações de compra, vendas, transferências, exportações e etc.

 

Em linhas gerais, a NF-e é mais completa e mais versátil nas operações, enquanto a NFC-e é mais definitiva pois denota a conclusão de uma compra entre empresa e consumidor final.

Quem é obrigado a emitir NFe e NFCe

 

A NFe é o documento imprescindível para a fiscalização e regularização junto a Receita Federal, e de forma bem simplificada, toda empresa que venda produtos ou faça serviços deve emitir a nota de forma adequada para justificar a entrada de receita no caixa.

 

Para fins de impostos de renda, não dá para ficar sem a NF-e, senão sua empresa pode incorrer em sonegação, portanto mesmo que você emita, mas na hora da fiscalização não apresente no balanço, isso pode ser passível de multas.

 

Já a NFC-e é mais voltada para quem vende para o consumidor final de forma direta, então não é necessariamente para todas as empresas como é a NF-e.

 

A legislação sobre esse documento é relativamente recente, portanto algumas coisas devem ser consultadas na resolução publicada pela Secretaria da Fazenda.

 

Seja NF-e ou NFC-e, a melhor e mais prática forma de emitir e armazenar estes e outros documentos fiscais é com tecnologia de ponta, e a Garra tem uma solução eficiente para sua empresa.

 

Conclusão

 

Agora que você entende a diferença entre NF-e e NFC-e, é o momento de organizar a documentação da sua empresa para não sofrer com as multas do fisco.

 

Faça uma gestão eficiente destes documentos com um software emissor de NFs e outros documentos, conheça a solução da Garra Tecnologia que tem ajudado empresas de vários portes a ficar em dia com a Receita Federal.

 

Compartilhar

Logo da Garra Tecnologia, empresa que oferece o maxxim, programa de emissão de nota fiscal simples e descomplicado.

Como gostaria de ser atendido

Entraremos em contato em até 15 minutos

* Em dias úteis