Controle financeiro empresarial: entenda a importância e saiba como organizar

Controle financeiro empresarial, dicas de como fazer

Antes de tudo, o controle financeiro empresarial é o que garante a saúde do caixa da empresa pensando a longo prazo e sabemos que ninguém abre um negócio pensando em fechar em poucos anos.


Para fazer esse controle é preciso um amplo conhecimento do segmento em que está inserido e das condições da sua empresa para entender a projeção de demanda e trabalhar o orçamento de forma efetiva.


Então, no artigo de hoje vamos abordar a fundo o que é esse controle, como fazer, e quais ferramentas serão fundamentais para garantir o sucesso financeiro da sua empresa e também a longevidade.


Boa leitura.


O que é controle financeiro empresarial

 

O termo “controle financeiro empresarial” pode parecer intimidador, mas simplesmente se refere ao processo de gestão e regulação das finanças de uma empresa. 


Isso inclui acompanhar as despesas, planejar orçamentos e tomar decisões financeiras importantes. 


Em sua essência, o controle financeiro corporativo visa garantir que uma empresa tenha um resultado financeiro saudável e seja capaz de se sustentar no longo prazo.


Ao praticar um forte controle financeiro, as empresas podem garantir seu próprio sucesso, bem como a estabilidade de seus funcionários e partes interessadas. 


Em última análise, trata-se de criar uma base sólida para o futuro do seu negócio.

Como funciona o controle financeiro de uma empresa

Como funciona o controle financeiro de uma empresa

 

Para estabelecer um controle financeiro empresarial realmente válido, não basta controlar apenas o fluxo de caixa e manter as contas no azul, envolve se antecipar a alguns eventos e antecipar algumas situações.


É importante criar uma rotina para esse controle financeiro e associar a organização de documentos contábeis, fiscais e uma boa conciliação bancaria para que as informações sejam as mais precisas possíveis.


Isso vai demandar um conhecimento básico de finanças, previsão de demandas, controle de estoque, eficiência tributárias entre outros fatores.


Com tantas variáveis assim, a melhor maneira de fazer essa gestão financeira é ter um software especializado, como um ERP, por exemplo.


Processos do controle financeiro

 

Esses processos em si podem ter algumas variações a depender da natureza da atividade de cada empresa, mas em geral, alguns componentes vão ser semelhantes para praticamente todo tipo de negócio.


São eles:


Administração de estoque: 


Esse ponto trata do equilíbrio do seu estoque, seja de produtos ou de matéria prima, e o ideal é não deixar faltar e nem sobrar. A escassez pode afetar o operacional, enquanto o excesso corrói a sua margem de lucros, então esse componente é importantíssimo para o controle financeiro.

 

Aplicação dos recursos:


Eficiência financeira também diz respeito a investimentos, e estes precisam ser assertivos.


Contratações pontuais, terceirização de processos, aquisição de frotas, implementação de softwares, entre outras ações, podem otimizar os lucros e trazer mais saúde para o caixa.

 

Captar recursos:


Para aplicar recursos é preciso captá-los, e claro que no mundo ideal é melhor reinvestir os lucros, mas nem sempre é uma opção.


Por isso que o controle financeiro empresarial, passa também por adquirir linhas de crédito que permitam investimentos em melhorias.


Busque sempre opções que se mostram mais vantajosas, com menores taxas de juros e condições de pagamento que caiba no seu orçamento.

 

Comunicação Financeira:


Esse é um ponto sensível para muitos empresários, que têm receio em expor a situação financeira da sua empresa.


Mas isso é importante para que o mercado possa ver a relevância do seu negócio, assim como o público alvo.


Se você notar, as grandes empresas têm orgulho em publicar seus balanços anuais e o público em geral passa a perceber aquele negócio como mais confiável.


Melhorando a comunicação financeira, você poderá ter reuniões com analistas financeiros e otimizar as finanças da sua empresa.

 

Fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é um ativo importante para qualquer empresa, pois é por meio dele que passa todo planejamento.


Estabelece metas de fluxo de caixa para proteger sua empresa de imprevistos e também permite investimentos.

Dicas de como fazer o controle financeiro empresarial

Dicas de como fazer o controle financeiro empresarial


Agora que você viu como funciona e também alguns processos de controle financeiro empresarial é hora de aplicar isso na sua operação.


Talvez você já faça algo para gerir o financeiro do seu negócio, ainda assim, sempre há espaço para aprimorar.


A seguir vamos mostrar algumas dicas práticas para melhorar ou aplicar do zero o controle financeiro na sua empresa.


Organize os custos e receitas

 

Mantenha sempre enxutos os custos e busque formas de aumentar sua receita, e o caminho para isso é ter todos estes dados bem detalhados em uma planilha de gastos.


Evite principalmente misturar gastos pessoais com despesas da empresa, designando para si um pró labore que supra as contas.


Lembre-se daquele mantra: custo é igual unha, tem que cortar periodicamente.


Custos sempre enxutos e aumento de receita são uma boa combinação, porém, é necessário entender que para crescer, investimentos são fundamentais.


Avalie o capital da empresa

 

O capital de giro é importante para os investimentos, mas também é preciso entender o patrimônio que você tem na empresa.


Frota de veículos, prédio, maquinário, e afins, se essas coisas forem de posse da empresa, devem ser considerados como patrimônio, portanto, possuem valor financeiro.


Planeje os gastos

 

Conheça seu capital e mais do que isso, esteja bem familiarizado com todos os processos para que os gastos sejam devidamente planejados para suprir as necessidades da empresa.


Evitar gastos desnecessários é fundamental para a saúde financeira de um negócio, portanto saiba bem onde gastar e quando investir.


Conte com a tecnologia

 

Outra maneira eficiente de controlar as finanças é utilizando tecnologia para automatizar processos, e para isso, um software de gestão contábil será seu maior aliado.


Um ERP como o Maxxi da Garra Tecnologia tem tudo que você precisa para organizar as finanças e automatizar processos como emissão de documentos fiscais, emitir relatórios completos e facilitar os balancetes contábeis e outros levantamentos importantes.


Conheça mais da nossa solução e faça um controle financeiro eficiente com o Maxxi ERP.


Aproveite também para emitir ou renovar seu certificado digital, já que é algo indispensável para emitir notas e cumprir com outras burocracias. Podemos ajudar tanto com o certificado digital A1 quanto A3.


Conclusão

 

O controle financeiro empresarial é vital para o sucesso de longo prazo de um negócio pois é o que estrutura as bases para um crescimento saudável.


Aplique as dicas que trouxemos para organizar as finanças do seu negócio, e conte com a tecnologia do Maxxi para otimizar esse controle.

Compartilhar

Logo da Garra Tecnologia, empresa que oferece o maxxim, programa de emissão de nota fiscal simples e descomplicado.

Como gostaria de ser atendido

Entraremos em contato em até 15 minutos

* Em dias úteis