A essa altura você já sabe a importância e as vantagens de ter um certificado digital para sua empresa ou até como pessoa física, e se não sabe, não se preocupe que vamos recapitular.
Também vamos responder uma dúvida muito comum que é quanto tempo demora para tirar certificado digital, se tem alguma forma de agilizar o processo e até como ficar mais tempo sem precisar renovar.
Confira no artigo de hoje algumas informações importantes sobre os certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas, os tipos disponíveis e quais podem ser mais adequados para suas operações
Boa leitura.
O que é certificado digital?
Um certificado digital é uma credencial online que prova que você é quem você diz ser ou atestar que a veracidade da sua empresa na internet e ainda pode ser usado para acessar informações ou serviços dos órgãos federais importantes para o seu negócio.
Eles estão se tornando cada vez mais importantes à medida que fazemos cada vez mais coisas ambiente on-line, desde bancos a compras até o preenchimento de seus impostos.
Agora, quanto tempo leva para obter um certificado digital? Quais são os custos? Tem diferenças entre eles?
É isso que veremos a seguir.
Quais as vantagens de conseguir um certificado digital?
De forma simples, o certificado digital é o equivalente a uma carteira de identidade (no caso de pessoa física) ou a um CNPJ no caso de pessoas jurídicas, porém é muito mais seguro e inviolável.
A autenticidade deste certificado digital é baseado em criptografia rebuscada, portanto não há como ser copiado, sendo assim é uma chave de acesso prática e segura.
Além disso, é com ele que você pode acessar serviços como acesso ao e-CAC, fazer envio de dados ao CAGED, acessar o site da Receita Federal para fazer a declaração do imposto de renda, e ainda pode ser utilizado para emitir notas fiscais eletrônicas, como NF-e e NFC-e, que é algo muito vantajoso para as operações da sua empresa.
Também é possível fazer assinaturas de documentos de forma online com toda a validade jurídica com apenas um clique, senso assim, permitindo que você faça negócios com fornecedores distantes e assinar os contratos remotamente.
Alguns usos do certificado digital são:
- Permite assinar documentos de qualquer lugar com poucos cliques
- Possui validade jurídica idêntica ao CPF ou CNPJ e de forma online
- Tem mais segurança, pois é impossível fraudar uma assinatura digital por conta da criptografia.
- É mais prático e econômico pois reduz ou zera o uso de papéis
- Mais rapidez na assinatura dos documentos
- Acesso a serviços online de diversas empresas e órgãos públicos, como emissão de NF-es e outros documentos fiscais
Certificados digitais: quais tipos existem?
Podemos dividir as categorias principais de certificados digitais em A1 e A3, e dentro disso há algumas variações como veremos em detalhes a seguir.
Certificado digital A1
A principal característica do certificado digital A1 é que o armazenamento dele é feito no próprio dispositivo escolhido pelo usuário, sendo assim só poderá ser utilizado naquele computador específico.
Geralmente tem validade de um ano e é muito útil para empresas que fazem uma quantidade grande de geração de notas fiscais eletrônicas pelo computador principal.
Nas operações do dia a dia, é uma ferramenta que agiliza muito esses processos repetitivos, principalmente se aliado a um software de emissão de notas fiscais.
Certificado digital A3
Já o certificado digital A3 é mais versátil no sentido de que fica armazenado em um dispositivo que você pode carregar, como um pen drive, token ou um Smartcard, nesse caso é necessário adquirir também o leitor do cartão.
Ou seja, você não fica restrito a um computador específico e pode realizar suas tarefas de onde estiver, o que é ideal para quem precisa se deslocar.
Geralmente empresários que optam por esse certificado digital A3 não precisam emitir tantas notas assim, e este tem validade que varia de 12 a 36 meses, então é mais tempo para você utilizar essa chave de acesso.
Quanto tempo demora para tirar certificado digital?
O processo de obtenção de um certificado digital pode variar dependendo do fornecedor, que no caso é uma Autoridade Certificadora que é uma empresa privada devidamente aprovada pela receita.
Mas há algumas etapas gerais que normalmente estão envolvidas. Primeiro, você precisará criar uma conta na AC (Autoridade Certificadora).
Depois, você precisará enviar algumas informações pessoais, como seu nome, endereço e data de nascimento, que serão usadas para verificar sua identidade.
Uma vez que sua identidade tenha sido verificada, você poderá gerar seu certificado digital. Todo o processo pode levar de alguns minutos a alguns dias – dependendo do fornecedor e do nível de segurança que você está procurando.
Também tem que considerar a necessidade de ir pessoalmente na AC ou receber a visita de uma técnica agendada.
Quanto custa um certificado digital?
Os custos com o certificado digital vão variar a depender de cada Autoridade Certificadora, do tipo escolhido e do processo.
Então, é ideal que você entenda qual a necessidade da sua empresa para buscar aquele que vai realmente otimizar o seus processos.
Na média, os valores dos certificados digitais A1 ficam em torno de R$ 229,00 e os valores do tipo A3 custam próximo dos R$ 390,00.
Esses valores podem ser maiores ou menores dependendo do período de validade que você escolher e também no caso da optar pela visita do técnico pode haver taxas.
Onde conseguir o seu certificado digital?
Portanto, se você estiver no mercado para obter um certificado digital para CNPJ, a boa notícia é que você não terá que esperar muito para obter um.
Dependendo do fornecedor e do nível de segurança que você está procurando, isso vai ser mais rápido ou não. De qualquer forma, é bom saber que o processo não é complicado ou demorado.
A Garra Tecnologia é especializada na emissão de certificados digitais de todo tipo para vários orçamentos.
Conheça a nossa solução e-CNPJ e tenha essa praticidade e segurança na sua empresa.
Conclusão
Por fim, você sabe quanto tempo demora para tirar o certificado digital, quais são os custos médios e quais as usabilidades deste tipo de dispositivo.
Então, se ainda não tem, coloque já essa praticidade e segurança na operação da sua empresa, e saiba como a Garra Tecnologia pode te ajudar.