Gestão de micro e pequenas empresas: Dicas para ter sucesso!

Mão de empreendedor segurando um gráfico digital que está subindo, simbolizando os benefícios da boa gestão de micro e pequenas empresas

Diferentemente do que muitos pensam, a gestão de micro e pequenas empresas não é uma tarefa complexa.

Afinal, existem algumas táticas e ações que podem ser empregadas para que ela seja estimulada cada vez mais dentro da empresa.

 

Assim, será possível colher os resultados positivos das suas ações.

Quer conhecer mais sobre a gestão de micro e pequenas empresas e saber como aplicá-la à sua realidade?

Então, continue conosco e boa leitura!

 

O que é gestão de micro e pequenas empresas?

 

A gestão de micro e pequenas empresas é uma das vertentes da gestão empresarial. Assim, para entender o conceito de forma mais específica, é fundamental saber a base do processo.

 

Dessa forma, a gestão empresarial está centrada na estruturação, no controle e na consequente administração das etapas produtivas de uma empresa.

 

Inclusive, dentro desse escopo empresarial, o esforço humano também é levado em consideração na hora de elaborar estratégias.

 

Assim, fica mais fácil identificar quais as melhores decisões para cada nível hierárquico dentro das instituições, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

 

No entanto, quando falamos de gestão de micro e pequenas empresas, percebemos que o rigor nas ações estratégicas não é tão acentuado assim.

 

Afinal, são poucos acionistas, membros da direção, administração etc. Logo, o relacionamento tem um contato mais estreito e direto, tornando a gestão de micro e pequenas empresas uma tarefa menos complexa e burocrática.

 

Como fazer?

 

De forma geral, a gestão de micro e pequenas empresas possui seus esforços para elaborar ações para a área operacional, administrativa e financeira.

 

Assim, possui alguns objetivos específicos que são, na verdade, pontos norteadores das ações desenvolvidas. Confira, abaixo, os principais!

 

     

      • Gerir os colaboradores e os setores que atuam, conferindo a produtividade;

      • Estruturar os processos produtivos da empresa, bem como estabelecê-los;

      • Posicionar, por meio das ações de comunicação e marketing, a empresa no mercado, tornando-a cada vez mais competitiva;

    • Implementar ações estratégicas com o objetivo de promover a expansão e o desenvolvimento da instituição, buscando sempre uma melhoria contínua.
     

    Além dos objetivos acima elencados, existem diversas outras funções e tarefas que podem ser empregadas no dia a dia para facilitar a gestão de micro e pequenas empresas.

     

    Gestão de grandes negócios X micro e pequenas empresas: quais as diferenças?

     

    Uma coisa é certa: o sucesso de uma empresa dependerá da qualidade do serviço prestado e, logicamente, da gestão eficaz e competente.

     

    Para isso, é importante saber como é possível realizar a gestão de micro e pequenas empresas a fim de que se garanta seu constante crescimento.

     

    No entanto, existem, sim, diferenças pontuais entre a gestão de grandes negócios e a gestão de micro e pequenas empresas.

     

    Afinal, quanto maior for o arcabouço de processos dentro de uma empresa, maior será a necessidade de desenvolver e aplicar estratégias maiores e mais robustas.

     

    No entanto, as micro e pequenas empresas contam com inúmeras vantagens na hora de gerir seus processos.

    Isso porque, por possuir apenas um administrador, o poder de decisão estará centralizado na figura desse representante.

     

    Logo, não precisará passar por todo o comitê de avaliação, setor jurídico, contábil etc. como ocorre nas grandes empresas.

     

    Assim, neste cenário, consegue-se uma maior agilidade nos processos de trabalho de uma empresa. 

     

    Dessa forma, ela acaba se tornando mais competitiva no mercado, visto que sua produção consegue atender a crescente demanda.

     

    5 dicas para realizar uma gestão eficiente

     

    Agora que você aprendeu o que é e qual a importância de uma excelente gestão de micro e pequenas empresas, é momento de colocar a mão na massa.

     

    Para isso, elaboramos uma lista com as melhores dicas para você realizar uma gestão eficiente e ver a sua empresa sendo elevada a um novo patamar de excelência. 

     

    Confira!

    Ao fundo uma mesa de escritório com computador, chocolate, documentos, óculos de grau e caneta. E em foco pessoa segurando um livro aberto escrito "SWOAT" (Análise FOFA, em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)

    Faça uma análise SWOT

     

    SWOT é uma sigla para as seguintes palavras americanas: Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

     

    Juntas, formam os pilares que todas as empresas – as que querem evoluir – devem analisar. Assim, conseguirão construir um excelente plano estratégico para gerir melhor seus processos.

     

    Com a análise SWOT será possível identificar a saúde da empresa. Logo, serão conhecidas suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

     

    A partir desse conhecimento, ações mais assertivas poderão ser desenvolvidas para que a sua empresa tenha uma imagem positiva no mercado.

     

    Crie o planejamento estratégico

     

    Após identificar os pontos fortes e fracos da empresa e saber quais necessidades são as mais importantes para resolver agora, você já estará apto para criar o planejamento estratégico.

     

    Dessa forma, este planejamento dará condições ao empreendedor para que identifique de maneira correta quais serão os caminhos a perseguir para chegar nos objetivos traçados.

     

    Afinal, a principal intenção deve ser estar na frente dos concorrentes. E a criação desse planejamento estratégico lhe dará condições para que isso aconteça.

     

    Vale ressaltar que esse plano poderá ser desenvolvido para uma área específica, como marketing ou financeiro, por exemplo, ou para a empresa de modo geral.

     

    Conheça o público-alvo

     

    Um dos maiores equívocos ao planejar uma gestão de micro e pequenas empresas é na hora de criar suas ações.

     

    Isso porque, muitos não conhecem quem é seu público-alvo. Logo, quaisquer ações que forem desenvolvidas, não atingirão o público esperado.

     

    Afinal, não houve um estudo para identificar em quais canais, por exemplo, o marketing e as demais comunicações seriam mais assertivas.

     

    Assim, ao elaborar o planejamento estratégico, pense no público que você quer alcançar com os seus esforços. Caso contrário, sua força terá sido despendida em vão.

     

    Trace metas alcançáveis

     

    Não adianta traçar metas que não possam ser alcançadas. Afinal, a empolgação nunca pode ser um fator decisivo na hora de definir metas.

     

    Por isso, procure se reunir com o time operacional, financeiro e administrativo da sua empresa. Sim, eles têm muito a dizer. 

     

    Afinal, estão mais perto dos possíveis consumidores do seu produto ou serviço. Logo, poderão contribuir com opiniões mais sólidas e reais do momento em que a empresa está atualmente.

     

    Não adianta estipular metas que não possam ser alcançadas. Afinal, a gestão de micro e pequenas empresas funciona melhor quando se entende, de fato, qual o cenário atual da instituição.

     

    Utilizando a tecnologia para otimizar processos

     

    Por último, mas não menos importante, tem-se a tecnologia à disposição da sua empresa. Assim, contar com programas para otimizar os processos da empresa é uma alternativa excelente.

     

    Afinal, a cada dia uma nova tecnologia está surgindo para suprir a demanda do mercado ou proporcionar melhorias contínuas para as organizações. 

     

    Seja qual for a situação, ela sempre será bem-vinda. No entanto, é importante saber escolher uma empresa que, de fato, irá contribuir positivamente para a gestão de micro e pequenas empresas, como a Garra Tecnologia.

     

    Inclusive, se quiser conhecer mais sobre as nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas agora mesmo.

    Empreendedor usando computador com planilha e gráficos na tela, simbolizando gestão de micro e pequenas empresas

    Conclusão

     

    Como você pode perceber, a gestão de micro e pequenas empresas é uma das melhores opções quando se quer sair na frente da concorrência.

     

    Porém, é importante saber qual a realidade do seu negócio antes de desenvolver um planejamento estratégico e definir as metas a serem alcançadas.

     

    Para isso, consultar a sua equipe – aquela que está em constante relacionamento com os clientes – é uma etapa fundamental e não pode ser deixada de lado.

     

    Inclusive, para que todos esses processos sejam ajustados e otimizados de forma mais assertiva, contar com a ajuda de uma empresa de tecnologia é a opção mais plausível.

     

    E a Garra Tecnologia pode te ajudar a implementar uma gestão de micro e pequenas empresas. 

     

    Afinal, com tantos anos de experiência, ela já conhece as nuances da área e sabe como fazer para que os processos da sua empresa sejam aperfeiçoados.

     

    E aí, quer conhecer as soluções que a Garra tem para você? 

     

    Então, entre em contato conosco e deixe que a gente cuida da parte burocrática da gestão de micro e pequenas empresas.

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